by Nuno Araújo — 31 Julho, 2021

Digital ou Offset, descubra as diferenças

As três questões que deve colocar-se na hora de escolher entre Digital ou Offset. 

A impressão não tem que ser a sua arte. Para isso estamos cá nós. Mas se conhecimento é poder, porque não saber um pouco mais sobre o que fazemos para saber tomar a melhor decisão ou aceitar a proposta mais adequada.   

Impressão digital e impressão offset são técnicas com benefícios e finalidades específicos. 

A impressão offset continua a ser o processo mais utilizado na indústria gráfica. A expressão offset significa literalmente “litografia fora do lugar”. E é isso mesmo que o offset é. Uma impressão indireta. A imagem não é impressa diretamente no material mas antes numa chapa pré-preparada e fotosensível. Esta chapa imprime num cilindro de borracha que, por sua vez, imprime no papel. 

As chapas podem ser produzidas por fotogravura com a utilização de fotolitos ou por gravação digital. E é precisamente este processo inicial mais moroso e complexo que torna a impressão offset perfeita para médias e grandes tiragens, como jornais e revistas. 

A impressão digital é a nova coqueluche da indústria e vem responder aos desafios da transformação digital. Nesta técnica, a imagem é gerada a partir da entrada de dados digitais diretamente do computador para a impressora. Grande parte da mecânica envolvida na impressão offset é eliminada, poupa-se tempo e recursos e ganha-se vantagem competitiva em pequenas tiragens e impressões com necessidade de customização. 

E agora a questão que importa: e para mim, qual o método de produção mais adequado? Comece por responder a estas três questões.

Que quantidades?

Já aqui falamos de médias e grandes tiragens. E se este é o seu caso, o offset será a opção mais acertada. A impressão offset, ao contrário da digital, tem um custo fixo à partida. Envolve fotolitos, montagens, chapas, gravação e revelação, afinação de máquinas, entre outros. 

Contudo, pós-preparação, a velocidade de impressão offset é maior que a digital. E, assim sendo, compensa quando se trata de grandes quantidades.

Tiragem baixa: até 5.000

Tiragem média: entre 5.000 e 500.000

Tiragem alta: até 1.000.000

Tiragem muito alta: a partir de 1.000.000

O offset é ideal para produções em série: jornais, revistas, folhetos, vouchers. 

Qual a urgência de impressão?

Se tempo é dinheiro e se o número de impressões é relativamente baixo (ou se pode espaçar a sua produção no tempo), então o digital é a solução perfeita para si. Imagine que está a produzir um catálogo ou uma brochura e que tem urgência para viabilizar a participação numa feira ou num evento. A impressão digital é a escolha a fazer. Além disso, como verá a seguir, pode sempre personalizar o catálogo para o evento e/ou para a sua base de dados de clientes ou parceiros. Ou, melhor ainda, imagine que durante a feira, com o feedback dos participantes, deteta incorreções ou melhorias que gostaria de fazer. A próxima versão do seu catalogo, em digital, pode ser melhorada.

A impressão digital é ideal para produções controladas: catálogos, brochuras, ementas, obra de livro.  

A personalização é um fator a considerar?

A ultra-personalização é uma das grandes tendências do mercado. A todos os níveis. Em todos os segmentos. E se este é um dos requisitos para si, a impressão digital é, uma vez mais, a decisão mais acertada. Permite a introdução de dados variáveis, como nomes, moradas, mensagens personalizadas.

Imagine que está a criar um livro com a história da sua marca para assinalar um momento especial. Pode destinar a primeira página a um parceiro ou cliente, dedicando-lhe uma mensagem de agradecimento. E pode fazê-lo para uma lista de contactos, assegurando uma memória exclusiva e diferencial que, por certo, perdurará.

A diferença entre impressão offset e impressão digital não significa que um método seja melhor que o outro. Significa antes que ambos têm vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de trabalho e da finalidade a que se destina. 

Nós estaremos sempre deste lado para prestar-lhe todo o apoio, mostrar-lhe as alternativas e ajudar a encontrar a solução mais adequada ao seu desafio.

Se gostou deste artigo. Se achou que foi útil e que poderá sê-lo para mais alguém, partilhe.

Autor
Nuno Araújo