Impressão offset
Mantém-se o método de impressão mais utilizado, ideal para grandes formatos e elevadas tiragens. Sabia que o termo offset tem origem na expressão offset lithography, que significa litografia fora do lugar? Esta expressão remete para a ideia de impressão indireta.
A tinta nunca é impressa diretamente no material final. Utiliza-se um intermediário. Em litografia era uma matriz de pedra polida. Em offset utiliza-se a chamada matriz chapa.
Saiba, de seguida, quando é recomendável a utilização de impressão offset.
Materiais Diversos
Para diferentes tipos de papel e de gramagens, o offset mantém-se o método com melhor relação qualidade-preço. Além do papel, a impressão offset já integra, hoje em dia, uma diversidade de possibilidades.
É, por exemplo, perfeita para impressão em formatos redondos como garrafas ou embalagens. Ou para impressão em materiais diversos como o plástico ou certos tipos de tecidos.
Grandes Tiragens
Quando há necessidade de tiragens de média ou grande dimensão, a relação custo-benefício da impressão offset torna-se mais competitiva do que a impressão digital.
Neste caso, justifica-se a criação de uma chapa específica para cada arte-final já que, a partir daqui, a velocidade de impressão passa a ser um ganho real, atingindo milhares de folhas por hora.
Acabamentos Diferenciadores
Utilizar cores especiais ou conseguir acabamentos e efeitos diferenciadores com as tintas só é possível na impressão offset. O sistema de impressão offset é, igualmente, indicado para uma grande variedade de trabalhos personalizados e tintas com cores especiais, como o metálico e os fluorescentes.
A impressão offset é também a ideal para cores Pantone, o que, em certos casos, pode garantir a fiabilidade das cores impressas quando comparadas com a arte-final.