by atorres — 11 Setembro, 2024

Será que a Inteligência Artificial vai mesmo afetar o negócio das Gráficas?

A primeira pergunta quando pensamos neste tema é: qual é a relação possível entre Inteligência Artificial e Impressão Gráfica? Faz sequer sentido falar desta parceria? 

A Inteligência Artificial transformou-se num tema central de debate em todas as indústrias. Está em todo o lado e produz já, com elevado grau de qualidade e fiabilidade, imagem, texto, vídeo ou música. Mas isto é apenas a ponta do icebergue e do potencial ainda relativamente desconhecido e inutilizado da IA. 

Mas na Indústria Gráfica?

Pois parece que é verdade e pode vir a ser uma parceria altamente construtiva. Vamos a cinco factos que ajudam a compreender esta aparentemente estranha ligação. 


É sobre design generativo, mas não para substituir os designers


Quando pensamos numa relação óbvia entre indústria de produção gráfica e Inteligência Artificial, pensamos em design. Há muita reflexão que ainda precisa de ser feita sobre este tema, mas a verdade é que a IA introduz possibilidades de otimização e eficiência em tarefas críticas na indústria de produção gráfica como:

  • Conversão de arquivos
  • Redimensionamento de imagens
  • Deteção de erros de alinhamento
  • Categorização de arquivos

E há mais!

A IA está a dar passos significativos na melhoria da resolução de imagens. Exemplo disso é o Deep-image.ai, aplicação que utiliza algoritmos avançados de IA para aumentar a resolução da imagem. Capta e melhora imagens de baixa resolução, conferindo-lhes maior clareza e detalhe.

A parte boa disto tudo? 

O trabalho de olho humano insubstituível do designer continua a ter o seu espaço, mas agora a IA vem facilitar a vida na gestão de tarefas que roubam tempo e podem ser eficientemente automatizadas. E, melhor que isso, ganham também os profissionais da indústria de impressão que podem trabalhar com imagens mais nítidas e detalhadas. E definitivamente ganha o cliente com:


O impacto da IA na manutenção da elevada qualidade de impressão

Tarefas como pré-impressão, análise de ficheiros, correção de cor, melhoramento de imagem e controlo de qualidade podem agora ser automatizadas com a ajuda da IA. 

Os sistemas alimentados por IA analisam os ficheiros digitais, identificando automaticamente possíveis defeitos de impressão, como a resolução da imagem, a precisão das cores, erros de tipo de letra ou elementos em falta, antes do início do processo de impressão. 

O resultado: redução do tempo de resposta, mas também minimização de erros, garantindo um processo de produção mais tranquilo.


Fluxos de trabalho automatizado que reduzem o errodo trabalho manual

O impacto da IA na indústria de produção gráfica vai ainda mais além, permitindo automatizar aspetos dos fluxos de trabalho de impressão como a gestão de encomendas, o encaminhamento de trabalhos e a calendarização. 

Ao integrar a IA no software de gestão de impressão, tarefas como estimativas, orçamentos e acompanhamento de trabalhos podem ser automatizadas, reduzindo o trabalho manual e poupando tempo.


E é também, no final do dia, sobre poupança de custos e gestão de desperdício

A capacidade da IA ​​de analisar dados e identificar padrões traz a otimização para a vanguarda da produção de impressão. 

Os impressores poderão agora tomar decisões informadas sobre os planos de produção, a utilização de materiais e a alocação de recursos. Esta otimização minimiza o desperdício, melhora a eficiência de custos e aumenta a produtividade global.


E finalmente, o poder dos dados

Uma das maiores vantagens da IA em todas as indústrias, e também na produção gráfica, é a análise de dados e o impacto que pode trazer na tomada de decisões, na antecipação de tendências e padrões de comportamento de clientes. 

Eis algumas das decisões que podem resultar da introdução de algoritmos de IA nos processos de produção:

  • Identificação de ineficiências e restrições aos fluxos de trabalho
  • Análise de desempenho operacional
  • Antecipação de manutenção preventiva dos equipamentos
  • Medição do valor potencial de cada cliente e estratégias de incremento
  • Apoio às estratégias de marketing e vendas
  • Identificação de potencial de lucro a partir de históricos de vendas
  • Previsão de tendências e comportamentos do mercado 

Parece-nos que a resposta à questão inicial está dada. A principal vantagem da IA somos nós e a capacidade para vê-la como potencial de otimização e facilitação dos processos de trabalho, em vez do inimigo a abater.


Para a Indústria Gráfica, a Inteligência Artificial traz, afinal, revolução e a possibilidade de adiar o fim tantas vezes anunciado. Muito pelo contrário, encontramos uma nova oportunidade de reinvenção e inovação com vantagens para todos e, em especial, para o cliente. 


Se gostou, partilhe. 

Autor
atorres