Será que a Inteligência Artificial vai mesmo afetar o negócio das Gráficas?

A primeira pergunta quando pensamos neste tema é: qual é a relação possível entre Inteligência Artificial e Impressão Gráfica? Faz sequer sentido falar desta parceria?
A Inteligência Artificial transformou-se num tema central de debate em todas as indústrias. Está em todo o lado e produz já, com elevado grau de qualidade e fiabilidade, imagem, texto, vídeo ou música. Mas isto é apenas a ponta do icebergue e do potencial ainda relativamente desconhecido e inutilizado da IA.
Mas na Indústria Gráfica?
Pois parece que é verdade e pode vir a ser uma parceria altamente construtiva. Vamos a cinco factos que ajudam a compreender esta aparentemente estranha ligação.
É sobre design generativo, mas não para substituir os designers
Quando pensamos numa relação óbvia entre indústria de produção gráfica e Inteligência Artificial, pensamos em design. Há muita reflexão que ainda precisa de ser feita sobre este tema, mas a verdade é que a IA introduz possibilidades de otimização e eficiência em tarefas críticas na indústria de produção gráfica como:
- Conversão de arquivos
- Redimensionamento de imagens
- Deteção de erros de alinhamento
- Categorização de arquivos
E há mais!
A IA está a dar passos significativos na melhoria da resolução de imagens. Exemplo disso é o Deep-image.ai, aplicação que utiliza algoritmos avançados de IA para aumentar a resolução da imagem. Capta e melhora imagens de baixa resolução, conferindo-lhes maior clareza e detalhe.
A parte boa disto tudo?
O trabalho de olho humano insubstituível do designer continua a ter o seu espaço, mas agora a IA vem facilitar a vida na gestão de tarefas que roubam tempo e podem ser eficientemente automatizadas. E, melhor que isso, ganham também os profissionais da indústria de impressão que podem trabalhar com imagens mais nítidas e detalhadas. E definitivamente ganha o cliente com:
O impacto da IA na manutenção da elevada qualidade de impressão
Tarefas como pré-impressão, análise de ficheiros, correção de cor, melhoramento de imagem e controlo de qualidade podem agora ser automatizadas com a ajuda da IA.
Os sistemas alimentados por IA analisam os ficheiros digitais, identificando automaticamente possíveis defeitos de impressão, como a resolução da imagem, a precisão das cores, erros de tipo de letra ou elementos em falta, antes do início do processo de impressão.
O resultado: redução do tempo de resposta, mas também minimização de erros, garantindo um processo de produção mais tranquilo.
Fluxos de trabalho automatizado que reduzem o errodo trabalho manual
O impacto da IA na indústria de produção gráfica vai ainda mais além, permitindo automatizar aspetos dos fluxos de trabalho de impressão como a gestão de encomendas, o encaminhamento de trabalhos e a calendarização.
Ao integrar a IA no software de gestão de impressão, tarefas como estimativas, orçamentos e acompanhamento de trabalhos podem ser automatizadas, reduzindo o trabalho manual e poupando tempo.
E é também, no final do dia, sobre poupança de custos e gestão de desperdício
A capacidade da IA de analisar dados e identificar padrões traz a otimização para a vanguarda da produção de impressão.
Os impressores poderão agora tomar decisões informadas sobre os planos de produção, a utilização de materiais e a alocação de recursos. Esta otimização minimiza o desperdício, melhora a eficiência de custos e aumenta a produtividade global.
E finalmente, o poder dos dados
Uma das maiores vantagens da IA em todas as indústrias, e também na produção gráfica, é a análise de dados e o impacto que pode trazer na tomada de decisões, na antecipação de tendências e padrões de comportamento de clientes.
Eis algumas das decisões que podem resultar da introdução de algoritmos de IA nos processos de produção:
- Identificação de ineficiências e restrições aos fluxos de trabalho
- Análise de desempenho operacional
- Antecipação de manutenção preventiva dos equipamentos
- Medição do valor potencial de cada cliente e estratégias de incremento
- Apoio às estratégias de marketing e vendas
- Identificação de potencial de lucro a partir de históricos de vendas
- Previsão de tendências e comportamentos do mercado
Parece-nos que a resposta à questão inicial está dada. A principal vantagem da IA somos nós e a capacidade para vê-la como potencial de otimização e facilitação dos processos de trabalho, em vez do inimigo a abater.
Para a Indústria Gráfica, a Inteligência Artificial traz, afinal, revolução e a possibilidade de adiar o fim tantas vezes anunciado. Muito pelo contrário, encontramos uma nova oportunidade de reinvenção e inovação com vantagens para todos e, em especial, para o cliente.
Se gostou, partilhe.